quarta-feira, 27 de junho de 2018

MENSAGENS EPISCOPAL POR OCASIÃO DO DIA INTERNACIONAL DO ORGULHO LGBTQI+/2018

"Meus irmãos, a fé que tendes em nosso Senhor Jesus Cristo glorificado não deve admitir acepção de pessoas". (Tg 2,1)

Amados Amigos do Evangelho,
Irmãos e irmãs em Cristo Jesus,
Homens e mulheres de boa vontade,
É com esperança que me dirijo a todxs vocês neste dia em que celebramos o orgulho de ser diferentes.

O trecho bíblico que ilumina esta mensagem adverte os cristãos do passado, mas também os de hoje, que quem crê em Cristo não pode discriminar.

O dia do Orgulho LGBTQI+ não nasceu para exaltar a sexualidade ou, pior ainda, não nasceu para promover a promiscuidade, como muitos conservadores pregam, mas nasceu para celebrar a diversidade e dizer em alto e bom tom que todxs têm direitos e que estes devem ser resguardados pelo Estado.

Infelizmente, ainda nos deparamos, quase todos os dias com tristes notícias de casos de LGBTfobia, uma realidade na qual o Brasil é, vergonhosamente, campeão. Urge mudar esta realidade.

Deus tem feito sua parte suscitando em todos os lugares o nascimento das chamadas "igrejas inclusivas", uma nova forma de ser cristãos sem discriminar e sem cair nos exageros e fundamentalismos que têm caracterizado as comunidades dos seguidores de Jesus Cristo em muitos lugares.

A experiência da Inclusão Cristã tem sido positiva e nos faz acreditar de que é possível ser LGBTQI+ e cristão ao mesmo tempo.

Neste ano do Senhor de 2018 nos preparamos para celebrar os 50 anos do início das Igrejas Inclusivas no mundo que se deu com a fundação da ICM (Igrejas da Comunidade Metropolitana) fundada pelo Rev. Troy Perry nos EUA.

Há 16 anos a Inclusão Cristã chega no Brasil para acolher manifestar o amor de Deus por todxs, em especial por aquelexs que foram, outrora, excluídxs da comunidade cristã, mas nunca do amor do Pai.

Para nós, Amigos do Evangelho, celebrar o Orgulho LGBTQI+, também é exaltar o amor de Deus por todxs, sentimento este que não pode ser negado ou censurado por nenhum líder cristão.

Não se pode crer em Cristo e excluir o semelhante. Que os clamores dxs filhxs LGBTQI+ de Deus sejam ouvidos e atendidos, porque Deus ama a todxs.
Por todxs a minha oração,
 
Para todxs a minha bênção.

Manaus, 28 de Junho de 2018
 
Dia Internacional do Orgulho LGBTQI+

+Renato, Bispo Primaz
Líder da Fraternidade Amigos do Evangelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Boletim Informativo desse Domingo

BOLETIM INFORMATIVO DA FAE 16 / 06 /2019